Inscrição Enem 2025 – O Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente Enem, é uma prova que se caracteriza por compreender os assuntos mais relevantes do Ensino Médio, além de atualmente representar o vestibular mais importante do país. Para saber como realizar a sua Inscrição Enem 2025, confira o texto abaixo.
Dessa forma, é muito comum que os estudantes se preocupem bastante com a prova, tendo várias dúvidas acerca de seu funcionamento. É pensando nisto que serão explicitados, a seguir, os questionamentos mais recorrentes sobre o Enem 2025; veja-os e entenda os principais pontos do teste.
Não fique para trás: Participe do Simulado Enem 2025 e melhore suas médias no Exame Nacional do Ensino Médio.
Saiba que a principal e mais comum maneira de você estudante ter acesso ao ensino superior é através do Enem, ou seja através do bom desempenho no exame. Para poder participar de programas como Prouni e Sisu, confira primeiramente como participar do Enem 2025.
Conteúdo
Datas de Inscrição Enem 2025
O Inep anunciou que o período para as inscrições no Enem 2025, tal como na edição anterior, será aberto ainda no primeiro semestre do ano, estando agendado para perdurar de 07 a 18 de maio.
Como Fazer a Inscrição Enem 2025
O Exame Nacional do Ensino Médio é aberto para todos que desejam participar do mesmo, mas devemos lembrar que o seu principal objetivo é avaliar os estudantes que concluíram o Ensino Médio, e desejam ingressar no Ensino Superior.
Se você deseja entrar em uma universidade veja como se inscrever no Enem:
Para se inscrever no Enem 2025 é muito simples, devendo o candidato, para isso, seguir o próximo passo a passo.
- Acessar o canal eletrônico do Inep;
- Acessar a página destinada ao Enem;
- Clicar em “faça sua inscrição” – opção que se localiza ainda no começo do site;
- Clicar em “inscrição 2025”;
- Responder a todos as informações pessoais, as predileções e as questões sócio-econômicas que serão requisitadas nas etapas seguintes;
- Finalizar a inscrição.
Obs.: é importante ressaltar que, na possibilidade de o participante não ter direito à isenção da taxa de inscrição, ele deverá saldar a mesma, ao pagar o boleto que o próprio site gerará.
Taxa de Inscrição
Normalmente as inscrições do Enem iniciam em maio, e no ano de 2025 não será diferente. Como aconteceu nas edições anteriores, há uma taxa de inscrição em torno de R$ 82,00.
Para os estudantes de escola pública, a isenção dessa taxa é feita automaticamente, e se você deseja solicitar a isenção da taxa deve declarar carência no momento da inscrição para o Exame.
Cartão de Confirmação
O cartão de confirmação confirma a sua inscrição no Enem e ficará disponível no Aplicativo do Enem e na Página do Participante.
É indicado que você leve esse cartão junto a você nos dias de realização das provas, para que assim, os fiscais possam conferir o endereço do local de aplicação da sua prova e a sua sala de realização. Estão disponíveis no cartão as seguintes informações:
- Data e Horário da Prova;
- Número de Inscrição;
- Local do Exame;
- Opção de Língua Estrangeira;
- Indicação do(s) atendimento(s) (caso precise);
- Solicitação de Certificação (caso precise).
Recuperar Senha do INEP
Se você perdeu sua senha de acesso ao portal do Enem, não se preocupe, a recuperação da mesma pode ser feita no site do INEP (enem.inep.gov.br/participante) ou no Aplicativo do Enem.
É possível alterar a senha de acesso ou você pode também solicitar o envio de uma nova senha por SMS no celular ou por e-mail, os quais foram informados no momento da inscrição.
Documentos Necessários para a Inscrição Enem
Os documentos necessários à inscrição no Enem são pouquíssimos, sendo eles:
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- RG (Registro de Identidade);
- Qualquer comprovante que contenha as informações básicas sobre o seu endereço – tais como rua, bairro, número, CEP, entre outros.
Requisitos Necessários Enem 2025
O edital do Enem não prevê restrições quanto a quem pode participar do exame, ou seja, qualquer indivíduo, independentemente da sua idade ou da sua condição, poderá fazer a prova, desde que tenha se inscrito nela.
Todavia, cabe ressaltar que não são todos os participantes que irão poder utilizar o seu resultado na prova; certos treineiros, por exemplo, não poderão ingressar no ensino superior, mesmo que sejam aprovados para isto. Ademais, para determinados candidatos, há regras que diferem da norma; são elas:
- As grávidas e as lactantes poderão levar o seu filho, além de um acompanhante, para o local de prova do exame, a fim de que possam amamentar a criança sempre quando for necessário;
- Os deficientes receberão um atendimento especial durante os testes, o qual variará de acordo com a condição de cada indivíduo;
- Os presos terão provas diferentes daquelas que serão normalmente impostas aos demais candidatos.
Edital do Enem 2025
O edital do Enem é o documento que contém todas as particularidades do exame, tais como a sua estrutura, a forma de correção que será adotada e as matérias que podem ser exigidas teste.
O deste ano ainda não foi divulgado, porém, o Inep já tornou público que o mesmo sofreu modificações em comparação ao da edição anterior e que ele será liberado no dia 21 de março, pelo site da instituição.
Prova Enem 2025
A prova do Enem é repartida em dois dias, sendo dividida em cinco disciplinas, as quais são:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês, escolha a de sua preferência), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Matemática e suas Tecnologias: Geometria e Álgebra, as duas grandes vertentes da matemática.
- Redação: Testa quatro competências, que são as seguintes:
- Expressar domínio da norma padrão da língua escrita;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Expressar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Produzir proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota do Enem
Existem cinco níveis diferentes para cada uma das provas, cada um valendo 200 pontos, quanto mais pontos o candidato atingir maior será sua média final.
No final essas cinco notas são somadas e divididas pelo número de notas (cinco), sendo a média variável de 0 a 1000 pontos.
Devemos levar em consideração que algumas coisas podem zerar a nota dos candidatos, como por exemplo o texto de redação em branco ou com apenas 7 linhas.
Deixe um comentário